Em A Gata Esmeralda está correndo atrás de trabalho, ela já foi a vários lugares, mas por conta da sua aparência sempre é rejeitada.
Mônica se muda para casa de Paulo e logo no primeiro dia vai querer sua atenção com isso Paulo acaba não indo ao encontro de Esmeralda que fica pensando que o namorado não vai mais querer saber dela por conta da nova hóspede.
Esmeralda fica até anoitecer na rua, chove forte e ela acaba quase sendo atropelada por um carro, porém, não será nada grave, mas o dono do carro vai levá-la para um hospital para ter certeza que ela está bem.
Ernesto Cantú vai entrar na vida de Esmeralda, ele é um empresário vai lhe dar comida e seu cartão para que o procure no dia seguinte, pois lhe prometerá um emprego.
Esmeralda vai até a empresa de Ernesto, mas antes de conseguir falar com ele Dona Rita aparece para atrapalhar, ela vai para a entrevista com Esmeralda e fala mais que a própria Esmeralda.
Dona Rita vai exigir que o salário de Esmeralda seja mais alto e ainda vai querer um adiantamento, mas Esmeralda vai recusar, pois não sabe se vai servir para o trabalho.
Ernesto Cantú diz a Esmeralda e Dona Rita que a pessoa que atende o telefone está cansada e pediu para ser transferida para outro departamento, então tem uma vaga disponível.
Esmeralda vai aceitar, mas não gosta da intromissão de Dona Rita e logo de cara fica desconfiada com a intenção do novo patrão que vai dizer que se ela não der para o trabalho que encontrará outra forma de lhe devolver o adiantamento exigido por Dona Rita.
No entanto, Esmeralda fica muito feliz por ter conseguido o emprego e vai querer contar a Paulo que no dia seguinte vai procurá-la em seu barraco e dará de cara com Inês.