Como surgiu o Dia das Mães no Mundo e no Brasil?

como surgiu o dia das maes no brasil e no mundo

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do ano não só por homenagear as mulheres que nos deram a vida, mas também para lembrar daquelas que cuidaram e cuidam de nós sempre nos colocando em primeiro lugar, ou seja antes delas.

O Dia das Mães  cair como sempre no segundo domingo de maio e será no dia 12 de maio. Essa é a época de presentear as mães, mas principalmente de reconhecer a importância delas na vida de todos os filhos.

Como surgiu o Dia das Mães no mundo   

De acordo com historiadores, na antiguidade já eram realizados festivais e celebrações em homenagem às mães, sendo que a comemoração mais antiga acontecia na Grécia antiga, onde o início da primavera era comemorado por Reia, a mãe dos Deuses. A tradição em homemagem às mães continuou com as festas em honra de Cibele, também chamada de Magna Mater (Grande Mãe).

O Dia das Mães na Inglaterra surgiu no século XVII e depois de cristianizado o Império Romano continuou comemorando esse dia, mas acontecia no 4º domingo da Quaresma em homenagem a Virgem Maria.

O Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos por causa de Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. A celebração foi criada por Anna como uma maneira de homenagear a sua mãe que morreu em 1905, mas a criação oficial aconteceu em 1914 através do presidente norte-americano Woodrow Wilson.

Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em uma depressão profunda, já que ela era solteira e não tinha filhos. Suas amigas ficaram preocupadas e decidiram dar uma festa em memória da sua mãe Ann Jarvis.

A mulher quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, não importando se estavam vivas ou mortas e em pouco tempo a comemoração se espalhou por todo os Estados Unidos.

Surgimento do Dia das Mães no Brasil

No Brasil o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre no dia 12 de maio de 1918. Entretanto, foi em 1932 que o então presidente do Brasil Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães em nosso Brasil.

No ano de 1947 a comemoração em homenagem as mães foi incluída no calendário oficial da igreja católica brasileira.

Para muitos essa data é sinônimo de presentear as mães pelo o dia delas, porém o mais importante é se lembrar que o dia delas são todos os dias do ano e sempre é bom homenageá-las.

Portanto, o Dia das Mães já existe há muito tempo e essa data é muito importante em todo o mundo não só para as mães e seus filhos, mas também para o comércio que costuma ter muito lucro, já que os filhos não abrem mão de presentearem as suas mães.

Último capítulo de A Dona: Conheça o final de cada personagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.