Em Abismo de Paixão Damião vai tomar uma importante decisão, aconselhado por seu Lúcio, ele resolve ficar no povoado e tomar a frente dos negócios da família.
Damião não quer que a mãe controle sua vida como sempre fez quer ser dono de suas próprias decisões, mas ele não vai aguentar as injustiças praticadas por Ramiro e resolve tomar a frente da processadora dos Arango.
Ramiro comete mais uma de suas maldades, pois sem motivos ele demite Malu, a secretária que está na processadora há muitos anos, então Damião pensa na conversa que teve com seu Lúcio e resolve tomar a frente da processadora e colocar Ramiro em seu lugar.
Damião diz a Ramiro que agora é ele quem manda na processadora, que o mais provável é que seu Lúcio volte para a empresa e será seu braço direito e não Ramiro.
Damião diz que Ramiro pode escolher entre ficar sob as ordens de seu Lúcio como no passado ou procurar outro emprego. Ramiro decide ficar, pois está tramando algo horrível para tirar seu Lúcio do caminho.
Ramiro não vai poder mais mandar como antes. Damião traz Malu de volta para a empresa, ele também vai tentar convencer seu Lúcio a voltar. Quem não vai gostar nada disso é Florência que se revolta, pois seus planos eram se casar com Damião e morar na capital.
Damião vai comentar com seu Lúcio que um dos motivos que o impedia de ficar no povoado era o medo de se apaixonar por Elisa, a jovem acaba ouvindo a conversa do padrinho com Damião e não vai conseguir parar de pensar na possibilidade de um dia ser correspondida, já que, está perdidamente apaixonada por Damião.
Abismo de Paixão: Florência trai Damião com Henrique
Abismo de Paixão: Madrinha de Elisa descobre toda a verdade do passado