Enem 2022: Quais temas podem cair na redação

temas para a redacao do enem 2022

O Enem 2022 está se aproximando, as provas acontecerão nos dias 13 e 20 de novembro. Todas as matérias preocupam os alunos que prestarão o Enem para tentar uma vaga em uma universidade ou para somente testar seus conhecimentos.

Quando o Enem se aproxima os candidatos começam a ficar nervosos com medo de não saber resolver as questões, mas o principal medo dos candidatos, além das questões de matemática é a redação.

Quem tira uma nota alta na redação do Enem já pode contar com muitos pontos nesse exame. Para se dar bem na redação do Enem 2022 é preciso ler muito, acompanhar as notícias da atualidade e treinar escrevendo redações, outra dica é ler redações com notas altas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim como em qualquer prova de redação, os candidatos só saberão o tema da redação do Enem 2022 na hora que receberem a prova, mas muitos professores arriscam temas que podem ser usados na redação desse ano.

Temas que podem cair na redação do Enem 2022

Preconceito linguístico – O Brasil é um país onde é possível encontrar pessoas que falam de diferentes formas e esse assunto sempre é abordado no Enem. No preconceito linguístico uma forma de falar é enaltecida enquanto outra é menosprezada. É importante que os jovens entendam que qualquer produção de fala dentro do país tem valor.

10 Dicas para estudar cada assunto de Língua Portuguesa para o ENEM e outros vestibulares

A Influência dos Youtubers e Influenciadores sobre a Juventude – Com a democratização da tecnologia hoje qualquer pessoa pode se tornar Youtuber ou influenciador e muitas pessoas, principalmente adolescentes e jovens, começam a segui-los e imitarem suas formas de viverem a vida. Essas pessoas que ficam famosas na internet também podem reforçar padrões de beleza e de comportamento e estereótipos, deixando a população jovem mais insegura.

Sistema Carcerário Brasileiro – O Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial como uma das maiores populações carcerárias. Porém o sistema de prisão é pouco eficiente referente a preparação dos presidiários para voltar à sociedade e a garantia de segurança e os direitos humanos dos presidiários.

Formação Educacional da Pessoa com Autismo no Brasil – Esse assunto pode ser o tema da redação do Enem 2022. As pessoas com autismo ou com qualquer outra limitação tem direito à educação, por isso esse assunto pode cair na redação, inclusive o INEP ampliou a acessibilidade ao Enem para as pessoas com autismo.

Marketing de afiliados: O que é e quais são os tipos

Alternativas para estimular a doação de sangue no Brasil – O número de doadores de sangue no nosso país ainda é muito baixo e esse quadro piorou com a pandemia. Esse assunto seria um bom tema para a redação do Enem 2022 e com isso poderia conscientizar a população sobre a importânica de se tornar um doador de sangue.

Evasão e Abandono Escolar – Esse assunto já é muito conhecido, pois todos os anos crianças e adolescentes deixam as escolas e os motivos são os mais variados, como trabalho infantil, diminuição de renda, gravidez precoce, dentre outros.

Insegurança Alimentar – Esse assunto seria um ótimo tema para a redação do Enem 2022, pois a inflação está muito alta e está cada vez mais caro ter uma alimentação digna, já que os mais variados itens da cesta básica estão com os preços nas alturas.

Saneamento Básico – Grande parte da população não tem acesso a rede de esgotos e isso é muito grave. Esse assunto é sempre um dos temas mais falados para as redações do Enem.

Os 5 assuntos de geografia que mais caem no ENEM

Impactos da Pandemia na Educação – Com a pandemia a educação sofreu muitas mudanças, pois além dos alunos que deixaram de estudar, teve os que tiveram que estudar em casa pela internet. Esse assunto daria uma redação muito interessante.

Cancelamento digital – Nos dias atuais qualquer pessoa pode gravar e publicar vídeos e dar suas opiniões nas redes sociais e outras mídias e quando alguém fala algo que desagrada a outras pessoas, ela acaba sendo cancelada. O cancelamento digital é um assunto muito atual onde pessoas na internet se únem para prejudicar alguém que para elas não merece estar no meio digital.

Portanto, esses são 10 assuntos que podem ser temas da redação do Enem 2022. Então se você vai fazer o Enem desse ano estude muito e treine a sua escrita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *