Início » Dicas » Dicas de Como Fazer um Ótimo Currículo

Dicas de Como Fazer um Ótimo Currículo

como-fazer-um-otimo-curriculo

Os currículos continuam em alta e ainda é o primeiro contato da empresa com o candidato, por isso, é importante saber fazer um ótimo currículo que se destaque dos demais e ajude a conseguir aquele tão almejado emprego.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, isso é um fato, pois são milhares de candidatos para poucas vagas e ter um currículo bem elaborado é o primeiro passo para ser convocado para as seleções e entrevistas de emprego, então para ajudar nessa difícil missão aqui vão algumas dicas de como fazer um ótimo currículo.

– Ser honesto te ajuda em tudo na vida e no mercado de trabalho não é diferente, então seja verdadeiro e nada de inventar cursos, experiências ou qualquer outra coisa que acabe te causando constrangimento no futuro.
– Seja também coerente e preciso, sendo que deve colocar tudo que for importante para a vaga, mais não exagere no detalhamento.
– Não coloque a palavra “curriculum”, isso não se usa mais, comece com seu nome, pois quem vai vê-lo certamente saberá que é um currículo.
– Abaixo do nome acrescente seus Dados Pessoais como local onde nasceu, idade e não data de nascimento, estado civil, email e telefones de contato.
– O Objetivo Profissional deve ser informado, nessa parte é preciso especificar o cargo e a área de seu interesse.
– Em Formação é importante colocar escolaridade, cursos e faculdade se tiver diplomas, comece pelo mais recente.
– Na parte da Experiência Profissional é importante informar os últimos três ou quatro empregos, não deixando de colocar o nome da empresa, data de início e saída, tempo de trabalho e a função que exerceu.
– Agora as Informações Complementares devem fazer parte do seu currículo apenas se tiver algo importante para informar como: se passou uma temporada em um país estrangeiro onde aprendeu uma língua, se tem alguma habilidade e outras coisas do tipo.
– Colocar foto é uma dúvida frequente, sendo que o indicado é acrescentar a foto apenas se for uma exigência.
– A descrição sobre você deve ficar fora do seu currículo, pois terá a oportunidade de falar a seu respeito na hora da entrevista ou seleção.

Portanto capriche no seu currículo, lembrando também que na internet é possível encontrar algumas modelos prontos que pode colocar seus dados e imprimir, mais não se esqueça de verificar se tem algum erro de ortografia porque isso pode te eliminar de primeira, e por último tenha pensamento positivo e se não for dessa vez paciência, pois outras oportunidades virão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.