Início » Dicas » Benefícios do Marketing Digital para empresas

Benefícios do Marketing Digital para empresas

marketing

Os benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas são muitos. A internet mudou de forma radical a maneira como as empresas podem atrair seus clientes. Antes elas eram forçadas a gastar muito dinheiro para fazer propagandas nos meios tradicionais como panfletos, outdoors, revistas, jornais, rádio e TV. Esses eram praticamente os únicos meios de alguém descobrir um produto ou uma empresa.

Já hoje, as pessoas estão expostas a muitas opções de mídia, produtos e canais de informação. Por isso, para se destacar é preciso seguir as estratégias do marketing online.

Benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas

Torna possível acompanhar os lucros – Com o marketing digital, as empresas podem medir em detalhes os resultados de cada campanha e saber como funciona ou não. Assim, as empresas podem continuar investindo nas ações que dão melhor retorno e lucros.

É possível calcular o ROL (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e utilizar esses dados para ajudar na tomada de decisão.

Segmentação – Separar os Leads de acordo com o interesse deles e a partir disso, promover ações com foco muito maior é o segundo diferencial do marketing digital. Isso é chamado de segmentação.

Dessa maneira, as empresas se relacionam somente com o público que tem interesse pelo que elas oferecem. Essa qualidade faz do marketing online uma estratégia menos intrusa e mais certeira do que o tradicional.

Os clientes das empresas podem estar em diferentes momentos de interesse. Para quem não conhece o seu tipo de serviço, a dica é uma comunicação introdutória. Quem estiver mais perto da compra, pode se interessar por um teste, por exemplo.

Permite divulgação gratuita – Seja através da busca orgânica no Google, e-mail, anúncios ou redes sociais, muitos clientes são atraídos de forma crescente para o site da empresa, aumentando as chances de vendas. Tudo isso pode ser feito gratuitamente. Com ações e estratégias de marketing de conteúdo, as empresas podem ser encontradas a um custo mais baixo.

Gera audiência – A produção de conteúdo relevante dá a possibilidade de construir uma base, como e-mails cadastrados, assinantes de blog, seguidores nas redes sociais, etc. Ao longo do tempo, esses contatos se tornam um ativo de marketing muito importante para a companhia. Mais do que clientes em um único momento, eles passam a ser a audiência da empresa.

Ótimo custo-benefício – A combinação de todos esses benefícios faz com que o marketing digital gere bons resultados mesmo com orçamentos baixos. Aliando a aplicação de recursos com ideias inteligentes e boas ferramentas, o investimento na internet tem mais retorno se comparado às mídias tradicionais.

É possível encontrar softwares que ajudam nesse trabalho, juntando todas essas funções em um só lugar.

Ganhar autoridade de marca – Marcas que trabalham ativamente no ambiente digital, como por meio de um blog, mídias sociais e site, têm grandes chances de se tornar uma marca muito conhecida.

Por meio dos seus conteúdos, ela resolve dúvidas, esclarece conceitos importantes e mostra que domina os assuntos do seu mercado. Mas o que a empresa ganha com isso.

Dessa forma, ela se torna uma referência para clientes, que passam a confiar mais na empresa, além de formadores de opinião, veículos de comunicação, até mesmo concorrentes, que começam a falar da companhia em seus conteúdos.

Competir com empresas maiores – Várias vezes uma empresa pequena ou média tem medo de começar uma estratégia de marketing online por acreditar que ficará em desvantagem em relação aos concorrentes de grande porte. Entretanto, essa diferença é muito mais no marketing off-line, que geralmente pede investimentos altos. Anunciar na TV, no rádio ou no jornal é inviável para a maioria das pequenas e médias empresas, o que acaba destacando apenas quem tem mais dinheiro.

Já o ambiente online oferece melhores condições para empresas de todos os portes, desde as pequenas que estão começando até as maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.