Em Abismo de Paixão Elisa está acreditando que é irmã de Damião, os dois se despediram para sempre, porém a verdade virá à tona.
Carmem, pressionada pelo padre Lupe, vai revelar para Augusto que mentiu durante muitos anos, pois Elisa é sua filha.
Augusto vai procurar Elisa, revela que Carmem mentiu que é pai dela e lhe pedirá perdão e uma segunda chance como pai.
Elisa fica feliz por ser filha de Augusto e poder voltar para casa, sendo que, outra coisa que a deixará muito contente é o fato de não ser irmã de Damião e poder ficar com o homem que ama.
Almerinda vai sugerir que Bráulio leve Damião para beber um pouco e espairecer, porém ele acaba exagerando, pois está inconformado por ser irmão de Elisa.
Damião chega em casa muito bêbado e Almerinda diz a Florência que ela deve se aproveitar da situação.
Florência espera Damião no quarto e eles acabam passando a noite juntos. Damião pede para Florência ajudá-lo a esquecer Elisa.
Elisa vai atrás de Damião na fazenda e Almerinda deixa que vá procurar Damião no quarto dele já sabendo o que a jovem vai encontrar por lá.
Elisa pega Damião na cama com Florência, ela vê os dois abraçados sem roupa na cama dormindo e sai bem rápido, sendo que antes de ir embora pede para Almerinda não contar a Damião que ela esteve por lá.
Damião ainda sem saber da verdade, além de passar a noite com Florência vai lhe devolver o anel de noivado reatando assim com ela.
Almerinda vai pressionar Florência para que engravide para segurar Damião e tirar o pai dela da cadeia, mas Florência não pode ter filhos.
Abismo de Paixão: Gael termina com Paloma